Recuperando arquivos com o Recuva

Geralmente, falo de coisas boas no blog, mas hoje vou contar um desastre desta semana. Ao instalar o Windows 10, coloquei meus arquivos numa partição do HD, achando que estavam seguros. Porém, o sistema exigia discos GPT, e não NTFS, eu nem sabia o que isso era. Um tutorial mandou converter via prompt de comando, mas formatou tudo, e perdi os arquivos. Poderia ter feito backup em CDs ou pen drive. Pesquisei no Google e achei o Recuva, para tentar recuperar.

Instalei o Recuva e, após horas escaneando, recuperei alguns arquivos. Vieram desorganizados, sem nomes originais. Salvei numa pasta, separei por tipo e filtrei os formatos conhecidos. Agora, reviso pra separar os úteis e descartar os corrompidos ou desnecessários. Muitos estão danificados, mas servem pra lembrar nomes e baixar novamente. Foram horas perdidas só de pensar no tempo que levei pra baixar, converter, editar e organizar esses arquivos.

Não perdi tudo, porque salvei muito na internet: OneDrive, MediaFire, YouTube, Dailymotion, Facebook, blogs e sites favoritos. Vou recuperá-las com o tempo, mesmo que leve meses. Já perdi arquivos importantes antes, mas agora serei mais cuidadoso, salvando na nuvem e em mídias físicas pra não depender do Recuva nem perder mais tempo e parte da minha história.